

Verloren Verleden (Passado Perdido, em holandês), é um projeto musical colaborativo de Anneke van Giersbergen e a banda islandesa de indie-folk Árstíðir. O álbum reúne dez canções clássicas repaginadas.
A ideia surgiu quando Anneke acompanhou a banda Pain of Salvation e conheceu o Árstíðir, em abril de 2013.
"No momento em que ouvi os garotos do Árstíðir fazerem a passagem de som, quando estávamos em turnê junto com Pain of Salvation, eu sabia que queria trabalhar com eles em algo acústico. Demorou alguns anos, mas aqui estamos nós!" (Anneke no Facebook)

Porém a temática do que viria a ser o álbum surgiu dois anos antes, em uma apresentação na televisão. Anneke cantou a ária "When I Am Laid in Earth", de Dido e Aeneas van Henry Purcell no programa holandês De Tiende van Tijl, surpreendendo absolutamente a sua audiência. Anos mais tarde, em uma enquete realizada pelo mesmo programa sobre as melhores performances que exibiram, a apresentação de Anneke foi disparadamente a vencedora. A sua vitória a levou novamente ao programa, dessa vez já anunciando o futuro álbum colaborativo com Árstíðir, ao executar a ária "Russian Lullaby", de Irving Berlin.
Pain of Salvation, Anneke e Árstíðir em Budapeste, 2013
When I Am Laid on Earth, 2011
Russian Lullaby, 2015
Após alguns ensaios e arranjos iniciais pela internet e uma visita de um fim de semana de Árstíðir à Holanda, as gravações dos vocais foram feitas em uma visita de Anneke à Islândia.
"Vocais gravados para 10 canções em 3 dias em 5 idiomas diferentes, e ainda viu uma aurora boreal como bônus. ❤ Minha semana está feita!" (Anneke via Facebook)
Os idiomas foram holandês, islandês, alemão, francês e inglês, que foram conhecidos posteriormente após a divulgação das canções escolhidas para o projeto. Dentre elas, estavam When I Am a Laid on Earth e Russian Lullaby, além de um hino antigo isnlandês que tornou o Árstíðir famoso na internet após um vídeo que se tornou viral, alcançando mais de 4 milhões de visualizações, onde a banda o entoa a capella em uma estação de trem alemã, resultando num som incrivelmente angelical.
Álbum no Spotify - ouça!
